maio

Sindicato reúne servidores em Assembleia

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Negrinho realizou uma assembleia geral para debater diversos assuntos pertinentes ao servidor na noite de terça-feira, 21. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho.

Durante a assembleia, foi apresentada a nova diretoria eleita, que assumiu os trabalhos em abril. A equipe sofreu uma mudança recente, devido ao falecimento do tesoureiro Maurício Drevek. Com isso, o cargo passa a ser ocupado pela diretora Joelma Daniele dos Santos.

Também foram definidas algumas demandas mais incisivas para chamar a atenção do Poder Público frente a diversos direitos dos servidores que estão sendo negligenciados, como por exemplo, o reajuste anual de 1% de progressão por merecimento e por especialização, que não é pago desde 2022. “Já vínhamos oficiando a Prefeitura quanto a essas situações, e devido à constante falta de diálogo, vamos buscar outros meios de sensibilizar o Poder Público quanto a isso”, destaca a presidente do Sindicato, Raquel Franz.

Reajuste do teto

Outro tópico discutido na assembleia foi o reajuste do teto máximo cobrado na mensalidade do servidor associado, passando de R$ 50 para R$ 60. Lembrando que os associados têm descontado apenas 2% do seu salário, sendo estipulado o teto máximo, que agora foi modificado pela primeira vez em mais de 20 anos.

Este reajuste visa custear a oferta de dois novos convênios que passaram a ser disponibilizados aos associados e seus dependentes. Um deles é o atendimento de assessoria jurídica previdenciária, com advogada especializada na área, essencial para aqueles que têm dúvidas quanto a sua aposentadoria. A consulta não tem nenhum custo, com agenda mensal disponível. “Hoje temos uma insegurança previdenciária muito grande, e esse serviço é essencial para que os servidores tenham seus direitos assegurados”, cita a presidente.

Outro serviço disponibilizado foi a possibilidade de consultar com médico psiquiatra. A especialidade é cada vez mais requisitada, e agora o servidor ou dependente pode agendar com o psiquiatra pagando apenas R$ 47,36, com o restante do valor sendo desembolsado pelo Sindicato. A presidente lembra que a medida ajuda a desafogar o atendimento nos postos de saúde, já que os servidores podem consultar de maneira particular com baixo custo.

Além disso, o Sindicato mantém o serviço de assessoria jurídica em geral e convênios com os mais variados médicos.  Há ainda centenas de convênios no comércio local, com opção de parcelamento e descontos, ajudando também a movimentar a economia na cidade.