Acordo coletivo foi selado após muitas reuniões e negociações

jul

Relembre os benefícios do acordo coletivo de 2019

Os servidores públicos municipais de Rio Negrinho vêm recebendo desde abril seus vencimentos já com o acordo coletivo para 2019, firmado entre Comissão de Negociação Salarial, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Negrinho e Prefeitura de Rio Negrinho. O acordo foi fechado após muito debate e movimentação do sindicato para defender seus associados.
Com o acordo, os servidores municipais efetivos, contratados e comissionados tiveram um aumento de 4,67%. O acordo também previu reajuste de 10% no auxilio alimentação, sendo 5% já praticados desde abril e o restante passando a valer a partir de setembro.
O Poder Público ainda se comprometeu a implantar um plano de carreira e salário dos servidores, com prazo de aplicação até o fim deste ano, assim como contratar empresa de segurança no trabalho para verificar a insalubridade e periculosidade em todos os setores públicos municipais.

A questão da insalubridade foi outra conquista para os servidores no acordo coletivo. A partir do estudo a ser realizado pela empresa de segurança do trabalho, será definida a alteração dos percentuais e graus de insalubridade, seguindo os mesmos índices da CLT, podendo chegar a 40% para o grau máximo.

O acordo ainda prevê reajuste salarial para o cargo de cozinheira, aumento no repasse para as equipes da Atenção Básica e a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Professores
Para os professores, o acordo coletivo trouxe ainda como benefício o comprometimento da Prefeitura em pagar a diferença entre o valor do piso nacional e o vencimento base de carreira, com reflexos em todas as verbas que possuem como base de cálculo o vencimento base de carreira. Além disso, o Poder Público se comprometeu a regulamentar as eleições para diretor nas escolas, com realização a partir de 2020.

Por último, a Prefeitura também se comprometeu a não enviar para a Câmara de Vereadores nenhum projeto que atinge os servidores públicos sem antes oficializar e protocolar com antecedência, informando e ouvindo a opinião do sindicato acerca da proposta de alteração.