5e6a1676-f334-4144-9d4e-afdb85dae948

jun

Rio Negrinho participa do IV Congresso Nacional da Nova Central

5e6a1676-f334-4144-9d4e-afdb85dae948

Com o tema “Desenvolvimento com Justiça Social – Sem Nenhum Direito a Menos”, a Nova Central Sindical de Trabalhadores iniciou na segunda-feira (26) em Luziânia (GO), entorno de Brasília, seu IV Congresso Nacional. Na ocasião, Rio Negrinho participa do evento através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, representado pela presidente Adriane Ribas e pelo tesoureiro Maurício Dreveck. O evento, que segue até esta quarta-feira (28), reúne cerca de mil dirigentes sindicais e trabalhadores na indústria, transporte, turismo e hospitalidade, educação e cultura e servidores públicos de todo o País.

16dcca15-3b87-4a42-b278-91b58f096e2d 091d0eeb-af02-4964-8419-e8b36b52475a
Os temas em debate focalizam a atual conjuntura social, política e econômica, com destaque ao enfrentamento da pauta neoliberal do governo Temer – que tem como carro-chefe as reformas trabalhista e da Previdência, além da terceirização irrestrita.

A palestra de abertura foi proferida pelo diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, que abordou a conjuntura do mundo do trabalho. Ele destacou que o desenvolvimento do Brasil foi possível “porque temos a CLT como base que regula o trabalho produtivo”. “Ao desmontar a leis que regulam e equilibram as relações do trabalho, desmontaremos a própria cadeia produtiva”, alertou.

Também foram convidados a debater temas conjunturais a auditora aposentada da Receita Federal, Maria Lúcia Fatorelli; e o economista e professor da Unicamp, Marcio Pochmann.

O secretário-geral da entidade e presidente da Confederação do setor de Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Roberto Tesch, destaca que o evento tem uma missão desafiadora. “O IV Congresso acontece em momento importante para solidificar a história da Central e, principalmente, seu posicionamento político forte ante as reformas e tentativas de desmonte do movimento sindical”, diz.

A Agência Sindical conversou nesta segunda com o presidente da Nova Central São Paulo, Luiz Gonçalves (Luizinho), que reforçou o papel do Congresso na luta contra o ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários.

“Vamos agilizar os trabalhos aqui no Congresso. Estamos acelerando as discussões, para que dia 28 (quarta) possamos marcar presença em peso no Ocupa Senado. Vamos nos preparar para amarelar a CCJ e senadores, mostrando a força do trabalhador”, afirma Luizinho. A Comissão de Constituição e Justiça vota quarta (28) o parecer sobre a reforma trabalhista.

O dirigente destaca também que a Nova Central vem crescendo a cada ano. “Somamos mais de 1.300 Sindicatos em todo o Brasil, que nesse primeiro dia do Congresso elegerão a diretoria para os próximos quatro anos”, disse Luizinho. O atual presidente da entidade, José Calixto Ramos, lidera a única chapa inscrita no processo eleitoral.