IMG_20230713_104029

jul

Vinicius Nogara assume como presidente do Sindicato

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Negrinho conta com um novo presidente. Vinicius Nogara assume com a missão de dar continuidade nos trabalhos em prol de todos os servidores do município. Ele substitui a então presidente Adriana Classar Ribas, que se licenciou do cargo após convite para assumir um lugar na diretoria da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Santa Catarina (Fetramesc).

Graduado em enfermagem há 17 anos, Vinicius atua na Secretaria de Saúde como servidor efetivo há 12 anos, sempre no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Ele conta que desde o início como servidor foi associado ao Sindicato e sempre se interessou pela questão do direito dos trabalhadores. Ele aceitou o convite para fazer parte da atual gestão na eleição de 2019, como secretário geral, cargo que vinha exercendo até então.

Vinicius passou a atuar como presidente de maneira efetiva nesta semana, após sair a portaria autorizando sua movimentação, e ainda está se habituando aos trâmites e processos do novo cargo. Como presidente, ele cita que pretende dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo feitos, sempre em busca do melhor para o servidor público.

Em destaque está a cobrança para que o Poder Público cumpra com a lei e pague o Piso Nacional do Magistério para todos os servidores da Educação. Em janeiro de 2023, o Ministério da Educação alterou o valor do piso salarial nacional dos profissionais do magistério público para o valor de R$ 4.420,55. Isso representa um reajuste de 14,95% em relação ao piso anterior, que estava em R$ 3.845,63. Porém, o valor ainda não vem sendo aplicado no município, apesar de todas as ações já feitas. “Seguiremos engajados para que a lei seja cumprida e os servidores recebam o que é de direito”, ressalta.

Vinicius cita ainda o trabalho para que o piso nacional da enfermagem seja cumprido. Ele conhece de perto a realidade destes profissionais, que se dedicam diariamente à população e merecem reconhecimento. A lei do piso prevê o pagamento de R$ 4.750 aos enfermeiros e enfermeiras; R$ 3.325 aos técnicos de enfermagem; e R$ 2.375 aos auxiliares de enfermagem, sendo estes valores o vencimento base, sem uso de outras vantagens para atingir este montante.

O novo presidente destaca que o Sindicato está de portas abertas para receber os servidores e representantes do Poder Público para conversar, apresentar suas demandas e ideias que venham para somar. “Estamos disponíveis para conversar e buscar o melhor sempre para o trabalhador”, completa.

Adriana assume cargo na Fetramesc

A presidente licenciada, Adriana Ribas, assumiu o cargo de diretora da Mulher, Juventude e Diversidade da Fetramesc, que tem sede em Blumenau e representa todos os servidores dos municípios catarinenses, atuando em demandas a nível estadual e federal. Ela conta que trabalha junto da Fetramesc desde o início do seu mandato, e na atual gestão houve uma aproximação maior, quando surgiu o convite.

“É uma grande responsabilidade atuar junto dos servidores de todo Estado, agradeço o convite do presidente Orlando Soares Filho. Estando junto a diretoria, espero fortalecer também as demandas da nossa região”, destaca. Adriana deixa o Sindicato após dois mandatos, fazendo parte da gestão que começou em 2014. Em 2019, foi reeleita para seguir à frente da entidade por mais um mandato, até abril de 2024.

Neste período, foram diversas conquistas relevantes para o servidor público, atuando ativamente em prol dos direitos dos trabalhadores em busca de melhores condições de salários e de trabalho. Para trazer mais opções aos servidores, o número de convênios aumentou significativamente, hoje passando de 200, nos mais variados setores.

Outra conquista importante foi a sonhada sede própria do sindicato, um sonho antigo e que veio a partir de muita austeridade financeira. A importância do trabalho realizado se reflete no número de servidores que confiam no Sindicato, onde a quantidade de associados dobrou desde que ela assumiu.

Adriana cita ainda o desafio que foi o período da pandemia da Covid-19, marcado por diversas mudanças e muito diálogo para garantir condições de trabalho seguras aos servidores, dando suporte também para que a equipe de saúde pudesse atuar em prol de toda a comunidade.

No período em que esteve à frente dos trabalhos, ela lamenta a falta de diálogo com a atual gestão nos últimos anos, situação que dificultou o avanço de pautas importantes em prol dos servidores. “Infelizmente nos últimos anos nossas pautas, todas pensadas junto com o servidor em assembleias, foram ignoradas pelo prefeito. Se todos trabalham juntos, o servidor só tem a ganhar, lamento que isso tenha sido ignorado pela atual gestão”, cita.