jan

Em busca de diálogo com o prefeito

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Negrinho lamenta a continuidade da falta de diálogo com o Poder Público. Nesta semana, foi aprovado na Câmara de Vereadores o restante da reposição salarial dos servidores, de 3,5%, novamente sem nenhuma consulta ao Sindicato.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Negrinho, Adriana Classar Ribas, lembra que os sindicatos são organizações de representação dos interesses dos trabalhadores. De acordo com a Constituição Federal, é atribuído ao sindicato a função de defender, negociar e intermediar os interesses de patrões e empregados.
“Que bom que a questão salarial foi resolvida, parabenizamos a gestão por cumprir com seu dever perante os servidores. Mas esta não é a única demanda dos servidores”, lembra. Ela relata que foram feitos dois requerimentos solicitando uma reunião com o prefeito Caio Treml, após a assembleia geral que definiu a pauta da negociação coletiva. Os requerimentos foram enviados em 18 de novembro e 17 de dezembro, junto com a pauta reivindicatória, e até agora não houve retorno.

Pedidos da pauta
Através do diálogo com os servidores, foi montada na assembleia a comissão de negociação salarial, constituída por servidores de diversas categorias, e a pauta é formada pelos pleitos destes servidores. O prefeito Caio Treml alega que o aumento foi concedido conversando com os servidores, sem deixar claro quantos e quais categorias foram ouvidas.
Entre os tópicos da pauta reivindicatória, está o auxílio alimentação, buscando o valor de R$ 440, correspondendo a R$ 20 por dia de trabalho. Consta ainda a reclassificação da tabela salarial do magistério em relação ao piso nacional da categoria; aplicação do piso mínimo salarial regional do estado de SC; reestruturação do estatuto e plano de cargos e salários do quadro geral de pessoal; entre diversos outros tópicos importantes.
Adriana fala também da intenção de negociar o retroativo, já que os dois anos sem o repasse prejudicaram muito as finanças dos servidores. “A ausência de reajuste nestes dois anos foi o mais grave”, lamenta.

Todos representados
A presidente lembra que o Sindicato representa todos os servidores municipais. Atualmente, contamos com aproximadamente 70% deles associados ao sindicato. “Não representamos só os sócios, mas todos os servidores”, reforça. “Queremos que o Sindicato seja valorizado. Vivemos em uma democracia, o prefeito foi eleito desta forma, e a estrutura sindical faz parte disso” encerra Adriana.