WhatsApp Image 2024-02-20 at 21.07.21

Definida a pauta de negociação de 2024

Em assembleia realizada na noite de terça-feira, 20, foi definida a pauta de reivindicações dos servidores públicos municipais de Rio Negrinho, visando a negociação da data-base de março de 2024. A reunião ocorreu na Câmara de Vereadores, com a presença de integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Negrinho e servidores em geral.

Ao final da assembleia, foi montada uma pauta com 18 reivindicações dos servidores. Destaque para o reajuste salarial, onde o pedido é da revisão de 100% do INPC/IBGE do período entre 1º de janeiro de 2023 e 29 de fevereiro de 2024, valor que ainda será fechado no fim do mês. Além disso, a solicitação é de um aumento real de 3% somado ao índice inflacionário.

Outra demanda definida no encontro é o reajuste do vale-alimentação, que atualmente está em R$ 440. O pedido é para que ele passe para R$ 600, o que seria equivalente a R$ 27,22 para 22 dias úteis, em média. Atualmente, este é o valor pago para os servidores do município vizinho de São Bento do Sul, por exemplo.

Entre as 18 cláusulas na pauta de negociação, consta ainda a aplicação do piso de um salário mínimo e meio para o menor vencimento do município; reestruturação do estatuto e plano de cargos e salários do quadro geral de pessoas; e contratação de empresa de segurança do trabalho a fim de verificar a insalubridade e periculosidade em todos os setores públicos municipais, entre outros.

Há ainda o pedido para que a Prefeitura pague o piso nacional do magistério, atualmente no valor de R$ 4.580,57. Em Rio Negrinho, o piso atual é de R$ 3.845,63, bem abaixo do valor nacional. Além disso, a solicitação é que o percentual de reajuste seja aplicado na carreira dos demais professores, evitando o achatamento nos salários.

Audiência com o prefeito

O presidente em exercício do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Vinicius Nogara, explica que na quarta-feira pela manhã, 21, foi protocolado o pedido de uma audiência com o prefeito Caio Treml para apresentação da pauta e negociação das reivindicações dos servidores. Junto com a solicitação, foi anexado a pauta com as 18 cláusulas preparadas.

Vinicius lembra que a pauta foi montada levando em consideração os pedidos dos próprios servidores que atuam nas mais diversas áreas do Poder Público, e espera agora ser recebido pelo prefeito para que possam conversar sobre os tópicos listados. “Estamos abertos para conversar, e esperamos uma resposta positiva para apresentar as pautas que são de interesse dos trabalhadores”, cita.

A comissão montada para negociar é formada por Vinicius Nogara, Maurício Dreveck, Raquel Franz, Diogo Reollon, Nelsi Felczak, e Jardel Berti.