maio

Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias vão receber o piso salarial

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Rio Negrinho tiveram uma grande conquista nesta semana, com a aprovação na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira do projeto de lei que estabelece o piso salarial da categoria. O projeto segue determinação federal, que estabelecia o valor, mas que não era seguido desde 2020.

A lei nacional instituindo o piso foi publicada em junho de 2014. Porém, em um primeiro momento, o município não repassou o valor, o que ocorreu apenas em 2015, após o Sindicato entrar com uma ação judicial.

Desta forma, até 2019, as agentes receberam o piso corretamente devido ao reajuste salarial da data base. Isso mudou em 2020, quando o piso foi para R$ 1.440, sem ocorrer o repasse aos funcionários. Neste ano, em janeiro, o piso aumentou novamente, chegando aos R$ 1.550 atuais, que passarão a contar na folha de pagamento dos servidores a partir de maio. “É mais uma vitória da classe e de todos os agentes comunitários que lutaram muito para receber este repasse que é de direito”, destaca a presidente Adriana Ribas.