mar

Sem diálogo quanto a pauta de negociação

Mais uma vez, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Negrinho se vê sem resposta diante do interesse em dialogar com a Prefeitura sobre a pauta de negociação para a data-base de 2024, que é agora em março. Foram inúmeras tentativas de contato, inclusive com três protocolos oficiais realizados na Prefeitura, e não tivemos nenhuma resposta quanto ao interesse do Poder Público em conversar com os representantes legais dos servidores.

Com a data final para a negociação se aproximando, mais uma vez não haverá conversa com a classe, apenas impondo forçadamente o que o Poder Público acredita ser coerente para os servidores municipais. Como já foi nos últimos anos, deve ocorrer somente o reajuste salarial com base na inflação, sendo encaminhado direto para a Câmara de Vereadores, onde nenhuma outra das importantes pautas seja sequer citada.

A nossa pauta de negociação, que conta com 18 reivindicações, foi montada levando em consideração o apelo dos servidores das mais diversas áreas do Poder Público, e representa o real desejo de quem atua no funcionalismo público. Os tópicos foram oficializados em uma assembleia geral, realizada na Câmara de Vereadores, amplamente divulgada e aberta para todos participarem.

Entre os pedidos definidos na assembleia, destaque para o reajuste salarial, onde a solicitação é da revisão de 100% do INPC/IBGE do período entre 1º de janeiro de 2023 e 29 de fevereiro de 2024, de 5,14%, mais aumento real de 3%, o que resulta em 8,14%. Já o valor repassado pela Prefeitura à Câmara ficou em apenas 5%, abaixo inclusive da inflação somada do período entre as duas últimas datas-bases.

Outra demanda definida na pauta de negociação é o reajuste do vale-alimentação, que atualmente está em R$ 440. O pedido é para que ele passe para R$ 600, o que seria equivalente a R$ 27,22 para 22 dias úteis, em média. Atualmente, este é o valor pago para os servidores do município vizinho de São Bento do Sul, por exemplo.

Lamentamos pela falta de diálogo por parte do prefeito Caio Treml, o que já vem ocorrendo nos últimos anos. Quem perde é somente o servidor público, que não tem sua voz levada adiante e suas demandas passam despercebidas. Seguiremos lutando em prol de toda a classe, com medidas legais se necessário, buscando sempre o melhor para o servidor e com a intenção de que todos se sintam valorizados no serviço público.